Resumo
Em Portugal, a educação bilíngue iniciou nas escolas com alunos surdos, a partir de 1997. Porém, só se consolidou dez anos mais tarde, com a formalização do ensino da Língua Gestual Portuguesa (LGP) e da Língua Portuguesa (LP), respetivamente como primeira e segunda língua destes alunos. A nova legislação procurou ainda que tais premissas se tornassem transver-sais a todo o processo de ensino-aprendizagem. A introdução do programa curricular de LGP, em 2008, representou um passo fundamental na escolarização dos surdos, com o principal objetivo de uniformizar o seu ensino. Ao introduzir a LGP de forma sistematizada, quis-se de-senvolver não só as competências linguísti-cas dos alunos surdos, mas também uma identidade mais definida e equilibrada, melhorando a sua autoestima e o seu au-toconceito. Esse currículo original está dividido nas quatro áreas nucleares das competências essenciais a adquirir na lín-gua materna: interação, literacia, estudo da língua e comunidade cultural.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Revista Espaço