A Inclusão do Aluno Surdo no Ensino Regular

Resumen

O presente estudo teve como objetivo discutir as experiências das professoras no processo de inclusão do aluno surdo no ensino regular da rede municipal de ensino na cidade de Iajaí, em Santa Catarina. Utilizamos o estudo de caso como método para a investigação, trabalhando com seis Escolas Básicas do Ensino Fundamental que integram alunos surdos. A discussão refere-se ao processo de inclusão/integração, destacando as experiências vivenciadas pelos professores neste processo. Neste contexto, procuramos também discutir as pesquisas recentes que abordam o assunto, bem como referenciar a contribuição de pesquisadores e educadores envolvidos com os alunos surdos. Os resultados evidenciam a necessidade de dar continuidade ao processo de formação dos professores que atua, com alunos surdos, ois um dos aspectos relevantes da pesquisa, refere-se à forma de comunicação utilizada pelos alunos surdos, sendo que a comunicação atráves da Língua de Sinais e não da linguagem oral demonstrou-se o maior obstáculo que dificulta o processo de inclusão.

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