Linguagem Escrita
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Palabras clave

Surdo
Linguagem Escrita
Língua de Sinais
Grupo

Resumen

O presente trabalho, desenvolvido no período de dezembro/99 a junho/00 no Centro de Atendimento Especializado em Deficientes da Audição - CAEDA, baseou-se numa visão sócio-antropológica da surdez, partindo de uma perspectiva Bilíngiie e
Bicultural, conforme SKLIAR (1992, 1997, 1998, 1999). Dentro destes pressupostos, partiu-se de KARNOPP (1999), BRITO (1995) e QUADROS (1997) que consideram a Língua de Sinais uma língua de caráter lingiiístico. O objetivo do processo fonoaudiológico
foi instigar e aperfeiçoar a linguagem expressiva, mais especificamente a escrita, a partir de um trabalho de produção em grupo, no qual os adolescentes são motivados pelas próprias escolhas, criando um ambiente propício para a estimulação da linguagem
dentro do contexto social, baseandose teoricamente em VYGOTSKY (1993,1998). A abordagem utilizada tenta buscar um novo paradigma para o trabalho com surdos, visando a terapias fonoaudiológicas diferenciadas, fundamentadas na representação do surdo, não como um ser patológico, mas sim, um membro de uma comunidade diferente, com cultura e hábitos próprios
e com o direito de aprender uma segunda língua, seja ela oral ou escrita, para poder se relacionar com a comunidade
majoritária.

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