Resumen
Este artigo pretendeu discutir as relações entre educação, surdez e consciência. Pontuamos a importância de se estar consciente das necessidades de comunicação do sujeito com o qual se interage. Para tanto, foram descritos dois programas que foram realizados, concomitantemente, no Setor de Atendimento ao Portador de Surdez da Universidade do Vale do Itajaí: Programa Oficina de Linguagem e Programa Oficina de Materiais. No Programa Oficina de Linguagem, as crianças surdas eram atendidas em grupos de dois a quatro componentesporestagiário do Curso de Fonoaudilogia. O programa Oficina de Materiais foi direcionado aospais, objetivando maior comprometimento e envolvimento deles com o desenvolvimento dos sens filhos surdos. Foram confeccionados materiais que envolviam a língua portuguesa e a língua de sinais. Essa experiência serviu para a valorização das trocas sociais, da relação intersubjetiva, no sentido de que o parceiro mais experienteproporcionasse maior interiorização das habilidades cognitivas, em um meio histórico e socialmente determinado, no processo de conhecimento da criança surda, como uma atividade coletiva, social, bem como aforte relação entre a quanidade e a qualidade das interações comunicativas entrepais,fonoandiólogas, professoras ouvintes efilhos surdos. Neste artigo, são aspectos de relevância aformação da consciência e o reconhecimento do outropelo respeito e utilização da língua dos sinais.