Resumen
O presente artigo tem como objetivo abordar como se dá a elaboração da dramaturgia sinalizada na Língua Brasileira de Sinais (Libras), envolvendo a diferença entre os papéis do ator e do diretor surdos. Buscamos refletir sobre a cultura surda e sua literatura no que diz respeito às produções sinalizadas no contexto teatral e dramatúrgico atual, a partir de um caso específico a ser relatado. Elencamos a categoria Teatro Surdo Brasileiro (TSB), selecionando a dramaturgia e seu sentido técnico na arte dramática no contexto em que o sujeito surdo está envolvido – como ator surdo – compondo um elenco de atores, ao lado de um diretor, também surdo, a serviço da dramaturgia sinalizada na cena teatral dos surdos. Pretendemos demonstrar as diferenças de ambos os papéis, ou seja, tanto o papel que o ator surdo ocupa no contexto dramatúrgico, quanto o diretor surdo, inseridos na prática do Teatro Surdo.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Derechos de autor 2022 Revista Espaço