Língua, Identidade e Reconhecimento a Questão da Educação de Surdos
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Palabras clave

Educação de Surdos
Língua de Sinais
Inclusão

Resumen

O presente trabalho possui como pressuposto a problematização do processo sócio-histórico da Educação de Surdos, bem como a tentativa de investigação das consequências políticas e subjetivas da negação da comunidade ouvinte em relação à Língua de Sinais e seu processo de constituição. São observados e analisados, por meio de uma pesquisa de campo, os mecanismos intrínsecos ao processo de inclusão do sujeito surdo na rede regular de ensino. Conclui-se o trabalho não com uma resposta simplista e acabada em relação às problemáticas trazidas nesse estudo, mas com questões que tendem ao desenvolvimento de novas pesquisas referentes à Educação de Surdos. No entanto, pode-se constatar a necessidade em repensar os processos desencadeados em uma escola regular para a efetivação e real processo de inclusão dos estudantes surdos e garantia dos direitos linguísticos, culturais e identitários.

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