Abstract
Crianças surdas filhas de pais ouvintes enfrentam um desafio muito grande para construir uma identidade surda e uma visão da surdez que não esteja situada exclusivamente na deficiência. Ao mesmo tempo, os pais precisam elaborar a frustração, a raiva, o desapontamento, e realizar o luto do filho imaginário. Muitos pais não conseguem se comunicar e interagir com a criança, que acaba vivenciando uma espécie de marginalidade cultural dentro de sua própria familia. O presente trabalho centra-se nas dificuldades enfrentadas pelos pais ouvintes, discutindo-se alguns aspectos observados no processo de construção de uma identidade cultural. Argumenta-se que os profissionais da saúde e educação envolvidos com a surdez devem estar atentos e criar estratégias para que os pais possam construir o quanto antes um ambiente familiar favorável para o desenvolvimento de seu filho surdo, que posteriormente encontrará na comunidade e cultura surda o suporte necessário para inserir-se em grupos sociais cada vez mais amplos. São relatadas três estratégias que visam facilitar a construção de uma identidade cultural
de surdos de parceira com pais ouvintes: a criação de referências culturais significativas, o trabalho com grupos de pais e o suporte psicoterápico.