Abstract
A complexa tarefa do indivíduo surdo em aprender uma língua de modalidade oral-escrita é entendida, segundo a maioria dos profissionais que trata da educação destes sujeitos, como um dos principais desafios do processo ensino-aprendizagem. No sentido de investigar a relação imagem/linguagem, este estudo procurou analisar a influência de diferentes níveis de iconicidade presentes em cada tipo de imagem na produção de textos narrativos, bem como avaliar o uso destas imagens como instrumentos pedagógicos no apoio ao desenvolvimento e à produção de linguagem escrita por indivíduos portadores de surdez. Utilizados dois experimentos com 19 sujeitos surdos, alunos do Instituto Nacional de Educação de Surdos, foram produzidas 38 narrativas escritas, as quais, após análise lingüística, confirmaram a hipótese sobre o grau de influência de imagens com níveis diferentes de iconicidade sobre a produção escrita destes sujeitos. No caso, imagens portadoras de um menor grau de iconicidade proporcionaram textos com menor grau de relevância discursiva, isto é, textos com menor densidade de cláusulas-figura e maior de cláusulas-fundo.