Abstract
O presente estudo investigou as percepções de alunos surdos que freqüentam a escola regular de ensino da cidade de Pelotas RS - sobre suas experiências de inclusão. Para a realização da investigação, foram entrevistados nove alunos surdos - de um possível total de vinte e oito que aceitaram o convite para dela participar. Dentre os principais achados desta investigação, pôde-se verificar que a escolha pela escola regular é uma necessidade para todos esses alunos, uma vez que a escola especial da cidade não oferece ensino de nível médio. Os alunos que preferem a escola regular, em detrimento da escola especial, argumentam que a primeira oferece um ensino de melhor qualidade do que a escola de surdos. Os que preferiram estudar em escola especial pensam que esta oferece uma maior possibilidade de comunicação do que encontram na escola regular. Além destes achados, os alunos apontaram uma série de adequações que a escola regular deverá sofrer para atender suas necessidades, como: a necessidade de intérpretes em todo os espaços da escola; divulgação da LIBRAS para a comunidade escolar e metodologias diferenciadas de ensino.