Abstract
O presente artigo apresenta reflexões sobre os currículos de Educação Física praticados no Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES, especialmente frente à mais recente construção curricular de 2021, em que a equipe de Educação Física, de forma coletiva, confeccionou uma proposta curricular sobre o corpo, com múltiplas abordagens e utilização de diversos aportes teórico-metodológicos. Num primeiro momento foi realizada uma síntese do Currículo formal com o objetivo de apresentar
primordialmente os fundamentos, pressupostos epistemológicos, princípios e objetivos. Um segundo momento foi dedicado aos currículos praticados pela equipe de Educação Física nos diversos segmentos (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e modalidades (Regular e EJA) de ensino em que atua dentro do INES, com o intuito de apreender como vem sendo a práxis pedagógica de Educação Física à luz do mencionado currículo. A conclusão deste artigo aponta para a importância do permanente diálogo entre o documento norteador e os desafios que suscitam a constante inovação da prática pedagógica.
Estando o currículo em unidade com a práxis, que é constante movimento, torna-se fundamental avançar no atendimento à singularidade do ser surdo existente no Colégio de Aplicação do INES (Cap-INES), buscando, sobretudo, garantir ao estudante, em toda sua diversidade, o acesso ao conhecimento construído historicamente pela humanidade, transformando conceitos e práticas amplamente difundidos entre ouvintes em conhecimentos e vivências apropriados e produzidos também pelo sujeito
surdo. Nesta caminhada, a compreensão do que pode ser uma “Educação Física Bilíngue” é o horizonte para o qual nos dirigimos.