Resumo
Este trabalho discute a situação lingüística e de comunicação dos alunos surdos matriculados nas escolas regulares e nas escolas de surdos existentes nas regiões que compreendem o Vale dos Sinos até a Serra Gaúcha. Compreendendo um total de 26 municípios, essa investigação integra uma pesquisa maior intitulada A educação dos surdos no Estado do Rio Grande do Sul, financiada pelo CNPQ. Mapeamos, nas regiões acima citadas, 330 alunos surdos matriculados em 62 alunos surdos incluídos na rede regular de ensino, oito escolas possuem classe especial e uma escola é específica para alunos surdos. Dezessete intérpretes de Língua de Sinais trabalham em 10 escolas, sendo que nove atuam em sala de aula, um realiza, no mínimo, uma vez por semana algum tipo de atendimento aos alunos surdos e os demais atuam como intérpretes eventualmente nas instituições. Diante da situação educacional e comunicativa dos alunos surdos levantada perante as Coordenadorias de Ensino, Secretarias Municipais de Educação e escolas, questionamos as condições de inclusão, de comunicação e, articuladas a essas, as condições de ensino e de aprendizagem em que os alunos se encontram. Conceitos trabalhados nos campos dos Estudos Surdos, dos Estudos Culturais e nas teorizações foucaultianas, tais como identidade, comunidade, inclusão, comunicação e diferença surda, são centrais no texto e usados como ferramentas analíticas para que outras formas de pensar e de fazer educação de surdos sejam mobilizadas, não só pelas instâncias políticas competentes, como também pelas escolas que atuam diretamente com os alunos surdos.