Resumo
Esta comunicação apresenta uma vertente da proposta de Prática de Ensino, desenvolvida no Departamento de Educação (DEDU) da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), surgida das reflexões e práticas de formação que, nos últimos anos, as autoras vêm implementando nesta instituição. Atento a uma formação que proponha tensionar e significar a prática docente, o objetivo deste trabalho é apresentar como proposta uma formação docente referida e referenciada na relação teoria e prática, tendo como eixos a construção da cidadania, a cultura e os saberes sobre os processos de aprendizagem na sociedade e os espaços educativos que nela se produzem, consubstanciando a formação docente, uma vez que considera as diversas dimensões com que as práticas educativas se expressam na sociedade. Trazemos uma experiência de estágio em espaços educadores que concomitantemente com aquele realizado na instituição escolar, sustenta e embasa a idéia de democracia cognitiva na formação de professores.