Resumo
Este artigo teve como principal objetivo descrever o monitor surdo / assistente educacional surdo, visando entender como se constitui o seu lugar na interface com o professor na sala de aula. Tomou-se como princípio que o conhecimento é constituído por meio da interação entre pares situados sócio-historicamente. A base do artigo é a dissertação Monitor Surdo: Que sujeito é esse?, que procurou, além de outros objetivos, verificar os discursos que o constituíam. Acredita-se que, mais que aprimorar conhecimentos acadêmicos, a interação da criança, na sua língua, com um adulto promove a formação de conceitos mediante a negociação, proporcionando compreensão, domínio e o desenvolvimento do pensamento verbal da criança. Com efeito, este estudo oferece informações que poderiam vir a qualificar outros sujeitos na assunção do lugar, a partir do profissional em foco na discussão. Tendo em vista que um lugar é constituído pelo discurso de forma social, histórica e política, acredita -se que o sujeito em foco, com uma visão sociocultural própria, pode refletir e construir as diretrizes da educação de Surdos, dentro de um projeto bilíngüe, ao lado de professores ouvintes.