Violência Psíquica e Surdez

Resumo

Certamente todo ser humano busca a comunicação. E é no aprimoramento desta comunicação, com a aquisição de uma língua, que se toma possível o desenvolvimento. Mas, para aprender uma língua é necessário vivenciá-la efetivamente. No caso de crianças com surdez pré-lingüística, a aquisição da língua oral não acontece de forma comum, pois a língua oral não se encontra acessível. Durante muito tempo o caminho pedagógico adotado foi o Oral ismo, processo violento que deixou profundas marcas. Porém, com o tempo e o fracasso deste, novas formas de se pensar na pessoa surda ganharam mais espaço. A partir de constatações teóricas e da atenção aos relatos de surdos surgiu o Bilingüismo. Tal filosofia baseia-se na criação de um ambiente mais propício e de uma estimulação mais adequada, através do uso da língua de sinais. Nela, o surdo é visto deforma mais integrada e humana, também em suas capacidades. O presente artigo visa primeiramente propiciar uma breve reflexão acerca dos caminhos educacionais trilhados até o presente e destacar de que forma a visão do surdo, implícita neles, continua ainda influenciando a construção de seu psiquismo, para no final, buscar possíveis caminhos para tornar todo este desencontrado processo menos violento.

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