Resumo
Este trabalho apresenta os dados de uma experiência com o ensino de Geografia na educação de surdos em uma escola pública, referência na educação de alunos surdos, no município de Teresina, Piauí. O objetivo central é mostrar as condições de ensino-aprendizagem em que esses alunos estão inseridos, a fim de que se possa pensar em estratégias que corroborem não apenas com seu aprendizado, mas com seu desenvolvimento enquanto cidadãos críticos e participativos da sociedade em que estão inseridos. Um outro objetivo foi descrever como os alunos surdos da escola pesquisada avaliam o ensino de Geografia que recebem. O método empregado é de natureza empírica, e consiste na observação não apenas de aulas ministradas, mas também do comportamento dos alunos durante as aulas. Os resultados mostram que nessas aulas são empregados métodos que não contribuem com o aprendizado dos alunos surdos, uma vez que estão essencialmente pautados no aspecto da oralidade, sendo desconsiderada a modalidade visual-espacial dos alunos surdos.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Revista Espaço