Os Surdos no Espaço Universitário
PDF

Palavras-chave

Estudantes Surdos
Educação Inclusiva
Ensino Superior
Inclusão
Diferença

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de apresentar as conquistas e os desafios em relação ao ingresso, permanência e formação de estudantes surdos na Educação Superior no Brasil. A fundamentação metodológica e seus procedimentos estão apoiados pela Epistemologia Qualitativa. Tem como instrumento para produção de informações um roteiro de entrevistas com o propósito de destacar pré-indicadores como conexão à construção, organização e análise dos núcleos de significação.

Os resultados evidenciam que os desafios enfrentados no espaço universitário não se restringem à barreira linguística, mas ampliam-se à atitudinal. Conclui-se que a situação dos universitários surdos, em pleno século XXI, ainda é  desafiadora, devido aos diversos fatores que os impossibilitam de
ser plenamente incluídos e ter suas singularidades e alteridades respeitadas.

PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Revista Espaço