A Avaliação Neuropsicopedagógica de Crianças Surdas
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Palavras-chave

Neuropsicologia
Surdez
Avaliação

Resumo

O presente trabalho apresenta o Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Neurociências da Surdez do INES (NEUROLAB – INES), projeto desenvolvido em parceria com o Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC Rio) e com o NCE-LABASE-UFRJ. O NEUROLAB-INES vem implementando dez plataformas informatizadas para a prestação de serviços, capacitação técnica e incentivo à pesquisa. As plataformas têm o objetivo de oferecer meios de facilitação ao desenvolvimento cognitivo-lingüístico de crianças com deficiência através da ludicidade e da informática. As plataformas oferecerão um banco de dados com uma seleção objetiva de itens que permitem a construção de um sistema integrado de avaliação neuropsicopedagógica. Esta base funciona como uma engrenagem de matrizes superpostas, passíveis de serem tratadas estatística e heuristicamente. Estes dados são reveladores no estudo de populações de crianças e adolescentes com deficiência, apontado diretamente para a necessidade da criação de novas metodologias educacionais no interior das escolas. As plataformas também envolvem, para efeito de intervenção psicoeducativa, as salas metacognitivas, com jogos computadorizados, abrangendo basicamente o desenvolvimento de áreas fundamentais da cognição: represen- tação, imaginário, lógica, linguagem, percepção, memória, atenção, funções executivas, desenvolvimento moral, construção do sujeito epistêmico, incluindo áreas de ensino, tais como alfabetização, letramento, matemática e conhecimentos gerais.

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