METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUAS DE SINAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERAÇÕES ENTRE A LIBRAS E A LÍNGUA UCRANIANA DE SINAIS
PDF

Palavras-chave

Metodologia ativa
Ensino
Língua de sinais
Educação infantil

Resumo

Um dos desafios da aprendizagem ativa e atrativa é o seu uso no contexto de letramento da educação infantil surda. Para resolver tais desafios, na Ucrânia, diversos estudiosos - como Kulbida, Adamyuk, Drobot e Zborovska - têm pesquisado e abordado metodologias efetivas para o ensino da Língua Ucraniana de Sinais no contexto da educação infantil. Sendo assim, este artigo tem como objetivo propor o ensino e a aprendizagem de Libras na educação infantil, a partir da comparação e análise das metodologias ativas aplicadas tanto à Libras quanto à Língua Ucraniana de Sinais. Dessa maneira, o percurso desta pesquisa qualitativa bibliográfica foi composto pelas seguintes etapas: estabelecimento da questão norteadora: busca da literatura; coleta de dados; análise crítica dos estudos incluídos e discussão dos resultados. Por fim, conclui-se que, conforme os estudos ucranianos e brasileiros analisados nesta pesquisa, as metodologias ativas seriam um
caminho para melhorar e aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil com ênfase em aspectos interdisciplinares. Com base neste caráter interdisciplinar, os estudos ucranianos podem ser referências para a construção de novos estudos e modelos de aprendizagem no contexto educacional brasileiro.

PDF