PRÁTICAS DE ENSINO DE HISTÓRIA EM UMA ESCOLA BILÍNGUE DE SURDOS DA CIDADE DE ARACAJU, SERGIPE
PDF (Portugués)

Palabras clave

Ensino de história
Educação bilíngue de surdos
Práticas de ensino

Resumen

Neste artigo, analisamos as práticas de ensino de História do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (IPAESE), instituição de ensino localizada na cidade de Aracaju. A pesquisa é caracterizada como uma investigação qualitativa, com viés etnográfico, cujos dados foram obtidos por meio de entrevistas e a produção de diários de campo. Nesse contexto, acompanhamos o trabalho de um professor de História, fluente em Libras, com cinco anos de experiência em turmas bilíngues de surdos com o objetivo de compreender como é o ensino de História para esse público. A partir da dimensão empírica da Didática da História, obtivemos resultados que denotam um conjunto de práticas relacionadas à Pedagogia Visual e, também, às pedagogias tradicionais.

PDF (Portugués)