ENSINO DE GEOGRAFIA COM ALUNOS SURDOS NOS ANOS INICIAIS: CONSIDERAÇÕES DOCENTES
PDF (Portugués)

Palabras clave

Educação de Surdos
Ensino de Geografia
Práticas Docentes
Anos iniciais do Ensino Fundamental

Resumen

Este artigo apresenta um recorte de pesquisa de doutorado que teve como objetivo principal compreender a construção do conhecimento geográfico com alunos surdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigação, de natureza qualitativa, ocorreu durante os anos de 2017 e 2018 no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). A metodologia pautou-se na pesquisa-ação, englobando três procedimentos para coleta de dados: observação de aulas de Geografia; grupo focal com professores dos anos iniciais, bem como criação e realização de sessões de oficina de Geografia com alunos surdos do 5o ano. Neste texto, apresentamos resultados da discussão grupal com os professores que atuavam no primeiro segmento do Ensino Fundamental. A análise dos dados trouxe importantes reflexões sobre o ensino-aprendizagem de Geografia, evidenciando uma estreita relação com as particularidades linguísticas e de comunicação destes estudantes. Ademais, também emergiram interessantes contribuições para a educação geográfica nesta etapa de escolarização com estudantes surdos.

PDF (Portugués)