CULTURA SURDA E ENSINO DE FILOSOFIA: POR UMA FILOSOFIA SURDA
PDF (Portugués)

Palabras clave

Educação inclusiva
Ensino de Filosofia
Cultura Surda

Resumen

Este trabalho é uma revisão bibliográfica crítica que atravessa duas vias investigativas muitas vezes tratadas paralelamente às investigações sobre ensino de Filosofia e os Estudos Surdos, visando encontrar interseções entre as duas formas de análise. Inicialmente serão abordadas questões específicas apontadas por docentes como desafios para o ensino de Filosofia para pessoas surdas - em algumas situações marcadas por reprodução de preconceitos; em seguida, serão feitos apontamentos sobre interrelações entre a aquisição da língua, processos de formação cultural surda, ouvintismo e currículo. A partir dessas reflexões, serão analisadas alternativas para o desenvolvimento, no ambiente escolar, de uma Filosofia inclusiva. Para isso, se torna essencial pensar um currículo que tenha como centralidade o fato de atravessar e ser atravessado, simultane-
amente, a realidade das pessoas surdas.

PDF (Portugués)