O LUGAR E A FRONTEIRA DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA BILÍNGUE NO BRASIL
PDF (Portugués)

Palabras clave

Ciências Humanas
Currículo
Projeto pedagógico de curso
Pedagogia bilíngue

Resumen

O presente artigo propõe analisar como as disciplinas das Ciências Humanas compõem o currículo do curso de Pedagogia Bilíngue. Para definir as áreas de conhecimento, utilizou-se a Portaria no 336, de 29 de outubro de 2024, que criou o Colégio de Humanidades, onde o grupo das Ciências Humanas é composto por Antropologia, Ciência Política e Relações Internacionais, Ciências da Religião e Teologia, Educação, Filosofia, Geografia, História, Psicologia e Sociologia. Neste texto, optou-se por trabalhar com a identificação de todas essas áreas, excetuando-se a Educação, uma vez que a Pedagogia é a principal área de conhecimento do curso. A fundamentação teórica baseia-se na noção de lugar (Certeau) e fronteiras (Hall & Bhabha), enquanto, metodologicamente, a comparação foi a ferramenta para questionar as fontes. Por fim, o artigo analisa como as Ciências Humanas contribuem para a interdisciplinaridade nos currículos de Pedagogia Bilíngue.

PDF (Portugués)