Resumen
Esse texto demonstra uma importância sobre a construção do professor surdo dentro de sua trajetória histórica e cultural dos professores surdos que desafiam as relações de poder na Educação Superior. Os processos dos professores surdos desafiam, preocupam e geram debates sobre problemas que afetam a participação desse público em práticas das relações de poder na Educação Superior. A investigação partiu da questão: Como os professores surdos se posicionam politicamente nas relações de poder estabelecidas para a construção de suas narrativas na Educação Superior? O objetivo descrito neste artigo foi uma trajetória cultural da construção dos professores surdos na Educação Superior. Assim, os dados advieram de relatos em Língua de Sinais Brasileira, assim como o trabalho dos participantes diretos: professores surdos. Foucault (2004); Hall (2009); Bhabha (1998); Touraine (2009); Veiga-Neto (2010) embasam o conceito de relações de poder que permeia este estudo. Perlin (2003) e Ladd (2002) subsidiam o enfoque cultural, Os resultados apontam não só condições iniciais de angústia, dúvida e dificuldade, mas também a vontade de discutir mais as redes de poderes travadas cotidianamente pelos professores surdos. As identificações das narrativas confirmaram o valor do reconhecimento cultural e linguístico como estratégia das relações de poder no contexto universitário.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Derechos de autor 2024 Revista Espaço