Abstract
Este estudo reflete sobre o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua (PL2) para Surdos(as), no contexto bilíngue. A pesquisa é baseada nas obras de Almeida Filho (2012), Paiva (2014), Quadros (2007) e Fernandes (2024) sobre o uso e elaboração de materiais didáticos bilíngues na educação de Surdos, e nos conceitos de letramento visual de Lebedeff (2017) e Tavares (2024). O objetivo principal é discutir estratégias de ensino e a aplicabilidade dos Materiais Didáticos Bilíngues para Surdos(as) (MDBS) no ensino de PL2. A metodologia adotada é a pesquisa-ação, que permite a análise das práticas docentes. São apresentados os MDBS utilizados no ensino de PL2, com reflexões sobre a experiência docente. O foco do estudo é estabelecer uma relação contrastiva entre teorias de ensino de línguas e práticas pedagógicas para Surdos, buscando um ensino mais eficaz. Os resultados indicam que o letramento visual é essencial na aprendizagem do português como L2, promovendo uma abordagem mais acessível para os(as) alunos(as) Surdos(as).