MOVIMENTOS SURDOS
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Keywords

Movimento Surdo. Educação bilíngue. Educação de surdos: Libras.

Abstract

O presente artigo analisa os efeitos da trajetória histórica do Documento Educação que Nós Surdos Queremos, elaborado pela Comunidade Surda antes da realização do importate evento V Congresso Latino-americano de Educação Bilíngue na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, no início de 1999. O documento foi entregue ao governador do estado gaúcho, Olívio Dutra. O documento, que fez muita diferença na educação de surdos, tem mais de vinte anos e surtiu grandes efeitos. Neste trabalho, trago alguns apontamentos importantes de alguns acontecimentos e realizações da Comunidade Surda após o documento referido: a oficialização da lei nº 10.436, a criação do Curso de Letras/Libras e os Movimentos pelas Escolas Bilíngues de Surdos: esses três citados são os efeitos centrais. Utilizei alguns recortes da minha Dissertação de Mestrado em Educação, relizado na Universidade Federal de Santa Maria, em 2013. Obtive três entrevistas para a composição deste trabalho, dos três sujeitos importantes que participaram nas organizações do documento e da passeata, que aconteceu dois dias antes do V Congresso LAtino-americano de Educação Bilíngue. Os eventos do Setembro Azul também tiveram destaque nos efeitos. Finalizo com problematizações sobre a realidade da Educação Bilíngue para Surdos do Brasil e da luta que segue até hoje. 

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