Abstract
O artigo parte de considerações sobre a importância do V Congresso Latino-americano de educação bilíngue para surdos, realizado em Porto Alegre/RS, em 1999, enfatizando dois momentos importantes do Pré-Congresso: a elaboração de um documento intitulado "A educação que nós surdos queremos" e a passeata realizada até a sede do Governo do Estado do RS para a entrega do documento às autoridades. A partir da análise de tópicos do documento e da menção a momentos do Congresso, a autora retoma seu interesse pelos currículos para surdos e pela presença do Humor Surdo nos mesmos. Nas três seções seguintes: Um pouco sobre o humor e a cultura; Piadas surdas - explorando alguns exemplos e Outros aspectos que as piadas surdas nos trazem, discute-se a importância do humor em geral e do Humor Surdo, com base em teóricos como Possenti, Hoolcomb et al, e são trazidas algumas piadas surdas, com breve análise das mesmas. O artigo finaliza, acentuando a relevância do Humor Surdo que, apenas com as novas possibilidades de registros eletrônicos, passou a ser estudado, e aponta que as piadas surdas não são apenas elementos de diversão da comunidade, mas também servem ao fortalecimento da Identidade Surda.
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